O que é a Apneia Obstrutiva do Sono e como tratá-la

Apneia Obstrutiva do Sono (AOS)

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é a condição na qual uma pessoa para de respirar – por um breve período de tempo – em decorrência de uma obstrução na faringe (parte da via aérea pelo qual entra o ar). Para que o indivíduo possa sair da situação de apneia ele desperta. Dessa maneira, para cada apneia existirá um despertar. Dessa forma, o sono profundo e reparador não ocorre promovendo graves implicações para a saúde. O objetivo do tratamento da AOS é manter a aberta a via aérea superior prevenindo o quadro de apneia (pausas respiratórias de no mínimo 10 segundos) e hipopneia (quase apneias).

Dormir bem é essencial e uma má qualidade de sono pode apresenta implicações, como:

  • ​Aumento da sonolência diurna
  • Prejuízo da memória, atenção e raciocínio
  • Aumento do risco de acidentes automobilísticos
  • Redução de massa muscular
  • Ganho de peso e depressão
  • Redução da qualidade de vida

A terapia com uso da pressão positiva (CPAP) é a opção mais recomendada por médicos do mundo inteiro. O CPAP promove uma pressurização da via área superior, impedindo a sua obstrução.

Apesar dos benefícios do CPAP, muitos pacientes podem apresentar dificuldades para se adaptar ao uso do aparelho e da máscara nas primeiras semanas, o que pode levar ao abandono precipitado do tratamento. A escolha correta do aparelho e da máscara são pontos chaves e devem ser baseadas em uma análise especializada e individual.

É possível dormir com o CPAP e ter noites confortáveis, com melhoras significativas na qualidade de vida em pouco tempo. Mas como em qualquer tratamento, cada pessoa responde de uma maneira diferente. Algumas pessoas conseguem dormir uma noite completa e restauradora logo no primeiro dia de uso, mas a maioria leva de 1 a 6 semanas para acostumar com a sensação da máscara e da pressão.

Não existe prazo definido para adaptar-se plenamente à terapia do sono. O importante é levar o tratamento a sério e assumir esse compromisso para uma vida mais longa, melhor e mais saudável.

Acerte na escolha do equipamento

A cada nova geração, os equipamentos para a terapia do sono ficam menores, silenciosos e mais leves. Além disso, a evolução tecnológica confere novos recursos e funções para melhorar o conforto e adesão ao tratamento. Ajuste automático de pressão, alívio de pressão durante a respiração, dados de adesão e rampa são algumas funcionalidades que já estão disponíveis. Entre em contato conosco e lhe ajudaremos na escolha do melhor equipamento

Use o CPAP e a máscara acordado

Experimente usar a máscara em outras ocasiões, que não seja para dormir, e use o CPAP em momentos oportunos, como quando estiver assistindo televisão ou lendo. Dessa forma, você tira a sua atenção do CPAP e da máscara e vai fazendo seu corpo se adaptar a eles sem perceber

Escolha a melhor máscara

A máscara é a parte mais importante da terapia. É ela quem fará o contato com o seu rosto. Por isso, deve ser confortável e oferecer vedação segura. Existem diferentes modelos e tamanhos disponíveis no mercado. A escolha da máscara correta será fundamental para seu tratamento.