Concentrador de oxigênio: O que é e como funciona?

Os concentradores de oxigênio são equipamentos médicos que captam o ar atmosférico e filtram as moléculas de nitrogênio e de oxigênio, fornecendo um fluxo de oxigênio produzido com uma qualidade acima de 93% de pureza.

Existem em duas categorias de concentradores:

  • Concentradores estacionários
  • Concentradores portáteis

Quem precisa de um concentrador de oxigênio?

O concentrador de oxigênio é indicado para pacientes que possuem algum tipo de doença respiratória (principalmente) que resulte em um baixo nível de oxigênio presente na circulação sanguínea, fazendo com que o organismo não funcione corretamente. Algumas doenças como a DPOC, Fibrose Pulmonar, Displasia Broncopulmonar favorecem a necessidade do uso de oxigênio.

O concentrador de oxigênio é prescrito por um médico, e os níveis de oxigênio são ajustados no próprio aparelho. A quantidade recomendada de oxigênio para cada paciente é medida através de um exame chamado gasometria arterial e duplamente checada com um oxímetro de pulso.

Como funciona um concentrador de oxigênio?

Basicamente o concentrador de oxigênio funciona em um processo de 5 etapas:

  1. Captação do ar atmosférico, por meio de um compressor, fazendo com que o ar seja absorvido pelo equipamento
  2. Filtragem do ar captado, passando-o por um processo de limpeza onde partículas de sujidade e bactérias são filtradas
  3. Separação das moléculas de oxigênio e nitrogênio. Nessa etapa é onde a mágica acontece! Um mineral chamado silicato de zeólita absorve todo o nitrogênio presente, permitindo que ao final do processo reste somente as moléculas de oxigênio
  4. Análise do oxigênio produzido. Todo oxigênio produzido é analisado para que possua a devida pureza exigida
  5. Oferta do oxigênio ao paciente

Como escolher o concentrador de oxigênio correto?

Uma análise realizada pela empresa Vitality Medical sobre 10 modelos de concentradores de oxigênio no mercado americano, concluiu que o modelo DeVilbiss 525 é o melhor equipamento para uso domestico por ter a menor dimensão, níveis mais elevados de concentração de oxigênio e maior pressão de saída. Outros pontos de destaques do concentradores de oxigênio DeVilbiss são:

Concentrador de Oxigênio 525

Concentrador de Oxigênio 525 Drive DeVilbiss

  • Uma fonte inesgotável de oxigênio, desde que estejam ligados à energia elétrica
  • Diferentemente dos cilindros de oxigênio, não precisam ser recarregados
  • Fornecem fluxo de oxigênio entre 0,5 a 5 litros/min
  • Compacto, leve e móvel. Alças laterais e superior para facilitar o transporte entre os cômodos de uma residência
  • Operação perceptivelmente silenciosa
  • Revolucionário sistema de economia de energia elétrica Turn Down. O menor consumo de energia elétrica do mercado, sendo 21% mais econômico do que o seu principal concorrente.
  • Exclusivo sensor de análise de oxigênio OSD, padrão em todas as unidades

Por estas vantagens, associado ao baixíssimo custo do oxigênio produzido, os concentradores vêm se tornando populares como a melhor opção para quem precisa de oxigênio medicinal.

O concentrador de oxigênio DeVilbiss 525 é fabricado para quem precisa de oxigênio suplementar. Em nosso website, você encontrará mais informações a respeito desse produto.